Páginas

terça-feira, 26 de junho de 2012

Computadores do Google APRENDERAM a reconhecer... rostos e gatos


Cientistas do Google e da Universidade de Stanford, nos EUA, usaram uma rede de 16 mil processadores (instalados em mil computadores) para criar um software capaz de aprender sozinho a identificar rostos, corpos humanos e gatos em imagens retiradas de vídeos do YouTube. 

Durante três dias, as máquinas foram treinadas através do processamento de dez milhões de imagens estáticas retiradas aleatoriamente de vídeos do YouTube. A rede de computadores usada na experiência foi concebida para imitar uma rede neuronal, embora com apenas mil milhões de ligações, um número várias ordens de grandeza inferior às ligações entre neurônios no cérebro humano. Não se trata de apenas "identificar mas APRENDER a reconhecer"!!!


Uma técnica frequente para ensinar computadores a identificar elementos específicos numa imagem (como uma cara) é “mostrar-lhe” várias imagens onde está assinalado aquilo que se pretende identificar (por exemplo, com um círculo). Nesta experiência, porém, as imagens do YouTube não tinham qualquer indicação – em nenhum caso o programa de computador recebeu exemplos do que é um gato, um rosto ou um corpo humano. Em vez disso, um algoritmo genérico foi usado para aprender a identificar sozinho os diferentes elementos e diferenciá-los. “Ele basicamente inventou o conceito de gato”, notou ao jornal The New York Times um dos cientistas responsáveis, Jeff Dean, do Google. Depois de treinado com as dez mil imagens, o software foi capaz de reconhecer rostos num conjunto de imagens com 20 mil categorias de objetos.

O projeto de investigação vai continuar a ser desenvolvido na divisão do Google responsável pela pesquisa e outros serviços, onde poderá ser aplicado a funcionalidades que a multinacional já oferece, como a busca de imagens, a identificação de voz e a tradução automática. É apenas mais um passo mas ao que parece a esperada "INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL" é cada vez mais realidade.
PS: Esta notícia foi passada pelo meu filho Rodrigo em cima da hora que apareceu na net. Obrigado filho pela indicação! Dez! Abraço, Flávio A. Portalet Jr.

8 comentários:

  1. Obrigado Flávio por informações super interessantes e que nem saíram na mídia ainda. Adorei. Bj carioca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cátia, esta é a função e o nosso desejo para o Blog. Obrigado!!

      Excluir
  2. Oh my God! Isso está começando a ficar perigoso. :\

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Ivete, os computadores começam reconhecendo "rostos e gatos" (o bichano e não rosto de homem gatão hahaha) depois vão reconhecendo mais coisas. Uns já andam pelas ruas, donos e senhores dos carros que 'dirigem sozinhos'... já não há mais onde parar com estas coisas. Se hoje houvesse um que impedisse o mimadinho 'Cristiano Ronaldo' de ficar se olhando nos telões ANTES de cobrar faltas importantíssimas, talvez Portugal tivesse passado à final... mas, colocam a tela lá e ele olha... sempre. Hehehe.

      Excluir
  3. O que faremos daqui a uns anos? Vamos ficar controlando o que e quem? Mundo cada vez mais automatizado. Será que isto é bom para nós? Bjs da Clau.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente esta resposta seja dada pelas próximas gerações que serão as que podem tirar algum partido positivo (se houver) destas descobertas, não é mesmo? Obrigado Cláudia!

      Excluir

Seu comentário será sempre bem vindo e enriquecerá a todos nós. Mesmo não cadastrado podes enviá-lo!