Páginas

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Rio + ou - 20! VINTE anos depois quem 'decide' só exige mas nada faz!

Estava decidido a não escrever sobre a "Rio + 20" dado que isto parece a Torre de Babel. Centenas de líderes de Estados e Governos participam para fazer 'boa figura'. Segundo se veicula, novamente pouco de "objetivo" se fará. Uma pena para todos nós. Se na ECO - 92, na mesma 'Cidade Maravilhosa' muitos dos problemas levantados pareciam 'mitos de fundamentalistas do clima' volvidos estes 20 anos as situações catastróficas são uma realidade incontestável. Ver aqui mesmo no Blog um exemplo: KIRIBATI, um país que afunda! ... e muitos seriam os exemplos a dar. Deixo aqui uns momentos sobre a abertura oficial com os chefes de Estado, nesta quarta feira.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, abriu oficialmente nesta quarta-feira a Conferência da ONU para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, onde líderes globais deverão discutir durante três dias propostas para a erradicação da pobreza paralelamente à defesa do meio ambiente.
"Vinte anos depois, temos outra chance (...). Não a desperdiçaremos", pediu Ban Ki-moon. Em torno de 191 membros da ONU e 86 líderes globais participam da conferência.
Em nome de cerca de 1.000 organizações não governamentais (ONG), o representante da Rede de Ação Climática, Waek Hamidan, pediu nesta quarta-feira (20) para que a referência de apoio atribuída às entidades civis organizadas seja retirada do texto final da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio+20. O apelo, em tom de cobrança, ocorreu na 1ª sessão plenária da conferência, no final desta quarta-feira.














Hamidan discursou por menos de cinco minutos, ressaltando o apoio das organizações, mas houve tempo suficiente para enviar sua mensagem aos cerca de 100 chefes de Estado e Governo presentes na Rio+20. As organizações protestam contra o conteúdo do texto, alegando que ele não atende às demandas básicas envolvendo questões sociais e ambientais, apresentadas pelas ONGs que participaram das negociações como observadoras.
A linda Miss Universo, a angolana Leila Lopes, anunciou que fez o crédito de compensação de carbono pela viagem ao Brasil com doação por meio de cartão de crédito. Bonita iniciativa mas infelizmente não chega Leila... os chefes de Governo precisam deixar a hipocrisia de lado e tomarem ATITUDES, algo que são particularmente 'avessos' a fazerem. Como estaremos se existir uma "Rio + 40" ? Para quem desejar saber mais: RIO + 20 Site Oficial
Salientamos a participação, integrada ao evento Rio+20 Global Youth Music Contest, do Coro de Santo Amaro de Oeiras, nossos clientes e amigos! Parabéns aos vencedores do concurso internacional promovido pela ONU com a canção TERRA meu Planeta AZUL - basta clicar nos links para ler, ver e ouvir.
Abraço ecológico, Flávio A. Portalet Jr.

7 comentários:

  1. Pelo que se ouve, os EUA não estão nem aí pra Rio+20. Correspondentes da Globo News em NY afirmaram ontem que não há uma linhazinha sequer a respeito do encontro nos jornais norte-americanos. A preocupação lá é a eleição. A Amazônia é do Planeta, mas o lixo é do Terceiro Mundo. E olha que não sou nada antiamericana. :| Cristóvan Buarque defende a Mundo+50: que Planeta teremos em 50 anos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Ivete, por esta e outras que eu não ia tecer comentários sobre a "Rio+20" mas como tenho dito seguidamente, o Blog ultrapassou a 'fronteira do que eu gosto ou deixo de gostar' e achei coerente escrever sobre. Infelizmente sabemos que estes encontros (Rio Eco 92, Kyoto 97, etc ...) terminam com PROMESSAS VAGAS e quase nenhum compromisso e, quando existe, não são cumpridos. Resta saber até aonde vai a irresponsabilidade, cegueira e ganância dos governantes, 'alheios' às evidentes alterações climatéricas que vivemos. Quando acontecem as catástrofes eles aparecem feito 'paladinos salvadores', montados em helicópteros e sobrevoado as áreas devastadas por sua inépcia e bestialidade, como se fossem resolver alguma coisa. De qualquer forma (e por isso postei) devemos sempre que possível fazer-nos ouvir pelos meios ao nosso alcance. Confesso que não acho nenhuma graça ver na televisão, nosso índios 'trajados a rigor, com cores, penas e vestes ... mas grudados em aparelhos celulares falando com sabe-se lá quem que vai "cortar umas milhares de arvorezinhas com 100 anos de existência, dentro de suas reservas nacionais, em troca de um número indefinido de 'celulares, carros, barcos e até apartamentos no Leblon'..." HAJA PACIÊNCIA!

      Excluir
  2. Fui voluntária na Rio+20 e houve muita coisa legal. Vamos esperar os resultados pois promessas foram mais do que muitas. Bjx da Cátia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cátia! Veja que interessante! Deves ter muitas histórias para contar sobre o "making of" :) :) da Rio+20. Desejando, escreva. Muito legal!

      Excluir
    2. Sim, acontece muita coisa nos bastidores e que não sai na imprensa. Mas só se conta em off kkkkkk. Bjs da Cátia do Rio.

      Excluir
  3. Pelo que se falou da Rio+20 o que foi melhor foi o que não ficou escrito nos documentos finais e todos concordaram com isto. Bj Clau.

    ResponderExcluir

Seu comentário será sempre bem vindo e enriquecerá a todos nós. Mesmo não cadastrado podes enviá-lo!