Páginas

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Feliz Halloween 2012 - Happy Halloween 2012 - Счастливого Хэллоуина


Ano passado escrevi sobre o Halloween. Recebi uma interessante contribuição do amigo Paulo A. de Souza que transcreverei no final deste... Vamos à história que foi pesquisada: A origem do halloween remonta à Gália (França) e às ilhas Britânicas entre 600 a.C. e 800d.C. Pertencia ao calendário Celta (Irlanda) não havendo conotação com bruxas, marcando apenas o fim do verão (putz, até no verão chooove nestes lugares e eles ainda comemoram o FIM do verão?) A relação feita com as bruxas, começou na Idade Média, pois era uma festa pagã e havia perseguições incitadas pela Inquisição, para condenar os pagãos à fogueira. Quem era suspeito, era considerado "bruxo" daí a conotação até nossos dias. Os irlandeses que migraram para os USA levaram a tradição que foi modificada e a expressão "Trick-or-treat" (Doces ou Travessuras) passou a ser levada a cabo pelas crianças. Em Portugal elas brincam no dia de Todos os Santos e a festa é chamada de "Pão por Deus" (onde pedem guloseimas nas casas). Em todos os países popularizou-se a imagem das abóboras enfeitadas com luzes por dentro (Jack-o'-Lantern). Em 2007, em uma viagem a Londres com o Rodrigo, tivemos a oportunidade de ver diversas casas com este "adorno" (foto da direita). Então, vamos comemorar! Happy Hallowen! Peçam suas guloseimas! 

Parte Dois: Relato, no comentário ao post, onde o amigo Paulo Augusto de Souza recorda as festas de seu tempo de infância...
"Em Encruzilhada do Sul, próximo da nossa Cachoeira, existe uma tradição ligada à cultura católica portuguesa, que se assemelha ao "pão por Deus" ou mesmo o "Trick-or-treat". No Dia de Reis" (06 de janeiro, encerramento do ciclo Natalino) as crianças da periferia pintam o rosto com carvão e saem pelas ruas e pelas casas entoando ladaínhas e "pedindo guloseimas". Lembro, até hoje, das ladainhas cantadas:"
1. Cântico de chegada

"aqui estemo, aqui estemo, meus senhores; a pedir, a pedir qualquer lembrança;
nos dai, nos dai o que quiser; tende pena, tende pena das crianças."
2. Cântico de agradecimento
"obrigado, obrigado gente boa; vou pedir pra Santa Barba (Sta. Bárbara, padroeira do município) que lhe dê uma proteção."
3. Cântico de xingamento (qdo não recebiam alguma lembrança)   
"seu barba de farofa, não tem nada pra nos dá; tomara que não tenha um cigarro prá fumá." 
Abraços,  Paulo Augusto de Souza.

Um feliz "HALLOWEEN 2012" para todos <---> Feliz "Dia das Bruxas 2012", abraço, Flávio A. Portalet Jr.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

===> Pedro Abrunhosa - Cantor, pianista e compositor português <===


Anos atrás em uma de minhas idas a Porto Alegre, levei comigo na bagagem o CD recém lançado em Portugal de um cantor completamente desconhecido no Brasil. Era o ano de 1994 e o CD "Viagens" o primeiro do compositor português. Meu cunhado e fotógrafo Marcelo Oliveira levou o CD para um amigo que tinha um programa na Ipanema FM de Porto Alegre. Ele colocou duas músicas e foi um sucesso enorme. Uma sonoridade diferente, um sotaque por vezes pouco compreensível, mas musicalmente irrepreensível. Um pouco mais da história recente de Pedro Abrunhosa:
Pedro Machado Abrunhosa  (20 de Dezembro de 1960 - Porto, Portugal) é um cantor e compositor português.
Inicia cedo os estudos musicais mas mais seriamente em 1976. Termina o Curso de Composição do Conservatório de Música do Porto, após o que estuda e trabalha com os professores Álvaro Salazar e Jorge Peixinho. Faz o Curso de Pedagogia Musical com Jos Wuytack. Aos dezesseis anos já dava aulas na Escola de Música do Porto.
Em Abril de 1994 é editado o álbum “Viagens”, gravado conjuntamente com os “Bandemónio”. O disco é um enorme sucesso atingindo a marca de tripla platina. Neste álbum conta com a participação especial do saxofonista de James Brown, Maceo Parker. 
Vejam também o site oficial em: Pedro Abrunhosa Oficial
Escolhi dois vídeos diretos que coloco aqui no post. Através deles vocês terão acesso a outros.  Sugiro a música Viagens        Abraço, Flávio A. Portalet Jr.    

sábado, 27 de outubro de 2012

Hurricane 'Frankenstorm' Sandy to Hit the East (USA) this Week FURACÃO: Tempestade 'Frankenstorm' deve atingir Costa Leste dos EUA

"Sandy" em 26.10.2012 - Mar do Caribe

Meteorologistas acreditam que uma grande tempestade, que eles batizaram de 'Frankenstorm' alusão a “Frankenstein + tempestade”, deve atingir a maior parte da Costa Leste dos EUA na próxima semana, a dias das eleições presidenciais de 6 de novembro.

A tempestade é uma incomum mistura de um furacão e de uma tempestade de inverno. Ela deve ser mais intensa entre Nova York e Nova Jersey. Especialistas disseram que há 90% de chance de que a região seja atingida por fortes ventos, chuvas, inundações e talvez neve, desde domingo (28) -amanhã!!- até quarta (31). O furacão chegou ao continente em Nova Jersey na terça (20)Jim Cisco, meteorologista da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera, disse que a tempestade vai ser tão forte que os efeitos serão sentidos na costa, da Flórida até o Maine e para o interior do continente, até Ohio.
"Sandy" chegando a New York - 28.10.2012

28.10.2012  18:10 GMT


A cidade que nunca dorme vai ter de parar por causa do furacão Sandy. A partir de domingo à noite, os trens, o metropolitano, e o serviço de ônibus de Nova Iorque vão encerrar devido àquela que poderá ser a maior tempestade de sempre a atingir os Estados Unidos.
After kissing Florida's east coast with winds and rain for much of Friday, Hurricane Sandy -- dubbed "Frankenstorm" for its potential monstrous effects -- has millions bracing for a massive weather system likely to drench much of the Eastern seaboard by Monday. For the 50 million people who live in the Mid-Atlantic and Northeast. Roughly one-sixth of the U.S. population. Hurricane Sandy's winds, rains and potential snow could cause widespread havoc, with weather forecasters predicting up to 10 inches of rain in some regions, snowstorms in others and widespread wind damage that could down power lines. Although mostly out at sea today and weakening slightly, Sandy is still gearing up for an assault from South Carolina to New England. Weather forecasters said the storm will likely run into a cold front approaching from the Midwest, which could dump up to two feet of snow in parts of West Virginia and Virginia. "This is a very unusual weather event as a result of a late season hurricane combining with cold front from the West,'' said Virginia Gov. Robert McDonnell, who declared a state emergency Friday in advance of the storm to aid disaster preparations. "This is still an unpredictable weather event, but one that's possibly very dangerous."

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

BMW vai começar a produzir carros no Brasil até o final de 2014 !!

A montadora de automóveis alemã BMW vai começar a produzir carros no Brasil no final de 2014. O anúncio foi feito pelo vice-presidente de Vendas e Marketing da empresa, Ian Robertson, depois de uma reunião com a presidenta Dilma Rousseff e com os ministros da Fazenda, Guido Mantega, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, e das Relações Institucionais, Ideli Salvatti.
A fábrica será instalada no município de Araquari, região metropolitana de Joinville, Santa Catarina e deverá gerar cerca de mil empregos diretos.
BMW SAUBER - Petronas F1
O objetivo é triplicar as vendas de seus carros de luxo no mercado brasileiro nos próximos anos. De início, não há planos para exportar os veículos, mas a fábrica será instalada próxima a dois importantes portos da Região Sul. Robertson explicou que a empresa vai oferecer capacitação para os empregados locais, com treinamento de trabalhadores brasileiros nas fábricas da Alemanha e de outros países, “para que, ao darmos início às operações de fabricação, eles estejam em condições de fabricar no padrão BMW”.
Loja da BMW - Munique
Segundo Robertson, o município foi escolhido por causa da logística local, além da força de trabalho qualificada. O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, disse que a empresa terá incentivos fiscais, que serão firmados em protocolo na próxima semana.
Quem sabe uma bicicleta BMW?
O investimento previsto na fábrica é 200 milhões de euros, e a previsão é que sejam montados até 30 mil veículos por ano. O diretor disse que a produção estará de acordo com o novo regime automotivo implementado pelo governo brasileiro.
A fábrica irá produzir, inicialmente, utilitários pequenos, mas outros modelos podem ser incorporados, se houver procura do mercado. “A produção vai seguir a demanda. À medida que o modelo se mostrar mais pertinente para o país, a fabricação será uma consequência”, disse Robertson. Segundo avaliou, o mercado de carros de luxo no Brasil, que hoje significa 1% do total, tem grande potencial de crescimento.
Complexo BMW em Munique Alemanha

Efeito BMW:  Audi e Mercedes-Benz estudam voltar a fabricar no Brasil por meio de parcerias. As marcas - que com a BMW formam o trio das maiores marcas de carros de luxo do mundo - já atuaram aqui, mas suspenderam a produção local porque as vendam não deslancharam na época.

Vejam também aqui no Blog ===>  "AUDI domina totalmente 24 horas de Le Mans"
PS: As fotos das instalações da Sede da BMW em Munique são tiradas por mim. Na principal, onde se vê todo complexo BMW (fábrica e administração geral) a parte de baixo, toda de arquitetura futurista tem o "Stand de vendas e apresentações" (onde tirei a foto com o Fórmula 1 BMW Sauber Petronas, com meu filho) e uma vasta loja com toda espécie de artigos - de bicicletas à artigos femininos -. Foto tirada do alto da Torre de TV no Parque Olympiapark  Na mesma foto, parte central superior vê-se o fantástico "ALLIANZ ARENA" um dos mais modernos e emblemáticos estádios de futebol do mundo! (link em cor diferente). Abraço a todos, Flávio A. Portalet Jr.

domingo, 21 de outubro de 2012

Lana Del Rey lança "Ride", em curta metragem dramático de 10 minutos -





Como Lana Del Rey prometeu, foi lançado o clipe da música Ride que é um filme dramático com duração de 10 minutos (coloco aqui o clipe da INTRODUÇÃO, onde ela conta a história e é legendado - também o link para o vídeo "da música" e o clipe completo - de 10 minutos - basta clicar onde está realçado com outra cor). O vídeo, um curta metragem cheio de conversa sobre uma ‘nova Lana’, morena, ondulada e de vida louca fora dos palcos (com amigos metaleiros, afeminados, etc) conta sobre seu passado com um magnífico roteiro dela própria, que além de cantora, modelo e outras multifunções é introduzidíssima na cinematografia. Com direção de Anthony Mandler mostra, com iluminação perfeita e colorida, amigos se divertindo enquanto Lana, sempre triste  (e no vídeo, prostituta) esboça risos aqui e ali, mostrando seu estado de espírito em contraste com o do mundo que a cerca, com amigos se divertindo como nunca!
















"Ride" é uma canção da cantora e compositora americana, a partir da relançamento de seu segundo álbum de estúdio - Born to Die -. A capa do single mostra Lana em um balanço de pneu, com botas de cowboy e uma jaqueta jeans. Em geral, a música foi bem recebido pela crítica "Ride" é uma balada pop que tematicamente envolve problemas dos pais, consumo de álcool e solidão.
Flávio A. Portalet Jr.


PS: Primeiros posts com Lana Del Rey:   1. Vídeo Games / Blue Jeans     2. Born To Die

sábado, 20 de outubro de 2012

Cem Mil - One Hundred Thousand - Hunderttausend - 100 тысяч- Seratus Ribu - 100 mille - Cien Mil - 100 tusen - 100،000 - εκατό χιλιάδες - 十万






Cem mil. Pode ser um nada em termos de internet. Alguns dias para uns sites, talvez horas para vídeos virais e sensacionalistas. Estamos falando de um Blog. Simples, sem propagandas, 'feito à mão", entre amigos. Embora não sejam os números que nos tragam alguma alegria ao escrever e responder aos que aqui aparecem, seria hipocrisia não assinalar estas "100.000 entradas individuais". Claro que eu troco as 100 mil por 5 ou 6 comentários que nos levem a um diálogo "sem fronteiras" a volta do mundo... e isto já aconteceu algumas vezes, em alguns posts. 
Nem sempre tem havido tempo para fazer as coisas da forma que gosto de ver, mas procuro sinceramente escrever sobre tudo aquilo que imagino poder vir a ser do interesse da maior parte de vocês. As músicas escolho dentre as que gosto, independente do ritmo, procedência, 'novidade'. Tento ser tão eclético como é minha própria maneira de encarar o que ouço: um pouco de tudo, desde que de boa qualidade. Escrevo mais com o coração do que com a perspectiva de 'ser lido'. Algumas vezes pode ser que o Blog passe por momentos mais 'pessoais' ... mas o que é um Blog senão o reflexo de quem o escreve projetado sobre quem o lê? Excetuando-se os Blogs profissionais, que têm sua missão específica e seus patrocínios, o nosso tem algo mais valioso: a presença dos que aqui aparecem e deixam seus recados. Fico feliz quando observo as estatísticas e verifico, não os números mas a diversidade de países que nos acompanham. Não há uma única semana em que não exista algum representante dos 5 continentes em dois ou três dias, por vezes em mais, o que nos deixa uma sensação de mais responsabilidade pelas opções que fizemos. Neste aspecto tento ser fiel ao que acredito e consigo 'defender' e não entro em facilitismos que propiciam os "gostos em massa". Não quero me estender em palavras, apenas agradecer imensamente o carinho que cada um de vocês deposita quando entra no nosso Blog, deixando ou não algum comentário. Muito obrigado a todos! Espero continuar correspondendo e merecendo a participação de vocês. Como disse, se para muitos sites 100 MIL entradas pode ser "um piscar de olhos", para mim é uma imensa quantidade de olhares que seriam inimagináveis a menos de 14 meses atrás.
Flávio A. Portalet Jr. , Carcavelos, Portugal - 20 de Outubro de 2012 - 11 meses de Blog, 100.000 visitas individuais.
PS: Quando publiquei este post, às 17:08 (GMT), havia 100.003 entradas - Tks!

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Quincy Coleman - Give It Away - Vídeo, fotos, letra e tradução

                                                                                                                                                                                                                                    
                                                  
Quincy Coleman é uma mistura musical. Ela é o rock n’ roll, a música country, a música ambiente e o swing que de alguma forma tem a habilidade de juntar todos estes estilos de música como se fossem feitos para tal. De Los Angeles, Quincy tem vindo a cativar plateias regularmente no Temple Bar e Hotel Café. Diz ter influências de Billy Holiday, Lyle Lovett e Thom Yorke e ainda adiciona inspiração de todos os cantores que ela vê ao vivo.


Em 30 de Setembro de 2003 ela lançou o seu primeiro disco, "Also Known as Mary". De onde escolhemos a música "Give It Away". Ao que parece, foi tema de uma novela brasileira. Escolhi pela sonoridade, não sabia da novela -senão teria optado por outra música kkk.- Ouçam Quincy Coleman (clicar para Site Oficial) 
Abraço, Flávio A. Portalet Jr.                                                                          


PS: Recebi mensagem do "Blogger" que os contadores das entradas estão com problemas. O nosso, graças a vocês, amigos e leitores eventuais, ia, em cerca de 13 meses, em 98.300 e + alguma coisa... mas voltou a "zero"... caso não resolvam o problema, "recomeçamos" do ZERO. Não sei se quando publicar este post estará restabelecido. Embora para mim não seja  importante, sei que alguns amigos que acompanham gostam de saber de algumas 'estatísticas'. Segue a 'mensagem do Blogger':
Sunday, October 14, 2012  :  Missing stats for pageviews

We've received many reports about missing pageview counts on Blogger stats, and we're working to resolve this problem as quickly as possible. Thanks for bearing with us -- we apologize for the inconvenience this issue has caused.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

007 James Bond: 50 anos no cinema, lança 23º filme, 'SKYFALL'

                                                                                                         
James Bond, também conhecido pelo código 007, é um agente secreto fictício do serviço de espionagem britânico MI-6, criado pelo escritor Ian Fleming em 1953.
O personagem foi apresentado ao público em livros de bolso na década de 1950, com a novela Casino Royale, tornando-se um sucesso de venda e popularidade entre os britânicos e, logo a seguir, entre os países de língua inglesa. Na década seguinte, os livros viraram uma grande franquia no cinema, a mais duradora e bem sucedida financeiramente, com um total de vinte dois filmes oficiais, começando com O Satânico Dr. No, em 1962. A carreira cinematográfica do conhecido espião fez 50 anos semana passada. 
O novo filme estréia no começo de Novembro:  "SKYFALL" <== ver site oficial clicando sobre o link.



Sinopse
A lealdade de James Bond a M é testada quando o passado dela volta a assombrá-la. Com o MI6 sob ataque, 007 deve rastrear e destruir a ameaça, mesmo que isso tenha um custo pessoal. Foi confirmado que os eventos de Skyfall não são relacionados aos de Casino Royale e Quantum of Solace.

 



Curiosidades
* É o 23º filme do agente 007
* O filme era, inicialmente, “Bond 23
* É o terceiro filme de Daniel Craig no papel de James Bond
* Tem o mesmo diretor de “Beleza Americana”
* A música principal terá a voz da britânica 'ADELE' (link para o vídeo com a letra)

sábado, 6 de outubro de 2012

Azeite de Oliva: poderoso contra doenças e o envelhecimento!! <==##==> Olive oil: powerful against disease and aging!!


A origem da oliveira, na sua forma primitiva, remonta à Era Terciária, anterior portanto ao aparecimento do homem e se situa na Ásia Menor, provavelmente na Síria ou na Palestina, regiões onde foram descobertos vestígios de instalações de produção de azeite e fragmentos de vasos datados do começo da Idade do Bronze. Contudo, em toda a bacia do Mediterrâneo foram encontradas folhas de oliveira fossilizadas, datadas do Paleolítico e do Neolítico.              
O azeite foi um dos primeiros produtos exportados por Portugal. Aqui a referência à oliveira é muito antiga. O Código Visigótico, nas leis de proteção à agricultura, prescrevia a multa de cinco soldos para quem arrancasse oliveira alheia, pagando por outra árvore apenas três soldos.
São necessárias de 1300 a 2000 azeitonas para produzir 250 mililitros de azeite.
Portugal produz 37% do total de azeite da União Europeia (Espanha 36%; Itália 14% e a Grécia 10%).

O Brasil é o sétimo maior importador mundial de azeite de oliva e o segundo de azeitonas. A principal causa é que o país não planta oliveiras, e por isso mesmo, não produz azeitonas e muito menos, o azeite. Mas esta realidade está mudando. A EPAMIG - Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais é pioneira nas pesquisas sobre à oliveira desde 1986, especialmente na seleção de variedades mais adequadas às condições brasileiras de clima e na produção de mudas de qualidade. As pesquisas sobre as oliveiras estão concentradas na FazendaExperimental de Mariada Fé, uma pequena cidade do Sul de Minas Gerais, com resultados muito promissores.




Conselhos
Ao consumir o produto, é aconselhável que se verifique sua acidez, quanto menor, melhor e data de validade. Normalmente o azeite deve ser consumido em 12 meses. Antigamente era possível encontrar no comércio azeites de primeira e de segunda prensagem mas atualmente o processo é único e o azeite é prensado uma única vez a frio ou pela variação de pressão e temperatura.
É muito mais comum encontrar os azeites extra-virgens engarrafados sendo aconselhável que se procure azeites engarrafados em embalagens mais escuras, já que a incidência de luz cataliza a oxidação do produto. Já aos óleos de oliva é muito mais comum que sejam comercializados em lata. Para estes, o ponto de solda da lata pode em algumas vezes oxidar o produto.
Ao estocá-lo, leve em conta que a luz, o calor e o ar são altamente prejudiciais ao produto, que deve ser armazenado em locais frescos, com pouca ou nenhuma incidência de luz. Pode-se evitar a ação da luz ao se embrulhar o azeite com pano ou guardanapo. Apesar de comumente usados os bicos doseadores também podem facilitar a oxidação e devem ser evitados. É aconselhável que se consuma o azeite o mais rápido possível após sua abertura, e portanto é melhor que se armazene-o em embalagens menores, que sejam consumidas tão logo sejam abertas.

Degustação
Quando degustado, normalmente são utilizados frascos pequenos e de tamanho específico, de cor azul cobalto que evitam que o profissional seja influenciado pela cor do líquido. Antes de degustado o copinho é aquecido por alguns segundos na palma da mão, de modo a provocar a libertação do aroma do sumo. O degustador em seguida absorve um pouco do líquido da mesma forma que faz uma degustador de vinho, puxando-o através do ar e espalhando-o com a língua por toda a boca para que se possa sentir o sabor. Normalmente, os azeites mais leves e doces são mais próprios a serem usados em saladas, legumes e carnes brancas. Os mais acentuados são melhor aproveitados se usados em carnes vermelhas e cozidos.


Benefícios
O azeite de oliva possui várias substâncias benéficas à saúde. Ele pode reduzir a quantidade de LDL  (mau colesterol) do organismo, devido a sua grande quantidade de gordura monoinsaturada, o fator importante é que essa gordura não se transforma em colesterol. Esse fator reduz o risco de infarto ou AVC, uma vez que o consumo regular do azeite de oliva reduz a formação de placas de ateroma nas paredes dos vasos sanguíneos.
Outro fator importante para a saúde é que o azeite de oliva previne oxidações biológicas porque é rico em polifenóis, que reduzem a formação de radicais livres. Os radicais livres são muito nocivos à saúde pois são responsáveis pelo envelhecimento, e doenças degenerativas, como o câncer por exemplo.
Cientistas observaram que os povos das regiões do mediterrâneo tem vida mais saudável com baixo nível de infarto e câncer, por esses povos serem os maiores consumidores do azeite de oliva, e outras substâncias de uma dieta saudável, como peixe e verduras.

O que realmente significa a graduação de acidez de um óleo de oliva?
Um suco oleoso. É assim que podemos chamar um azeite de oliva de qualidade, obtido a partir de um fruto fresco, em boas condições de maturação, evitando qualquer tipo de manipulação ou tratamento que venha a alterar a natureza química de seus componentes. Por isso, pode-se considerar um suco, e de polpa, como outros tantos, da polpa da oliva prensada, alcançando porcentagens que vão de 15% a 25%.
O nosso suco dourado, assim como a laranjada, rica em vitamina C, também possui seus componentes químicos. Ele é composto por ácidos graxos, vitaminas, alguns componentes voláteis e outros hidrossolúveis, além de microscópicos pedaços do fruto.
Existem dois principais grupos de componentes no azeite de oliva: os triglicerídeos, ácidos graxos, que representam entre 98,5% e 99,5% do total de componentes; e os componentes voláteis, hidrocarbonetos, antioxidantes e alcoóis, que são os responsáveis por nosso prazer, ou seja, pelas características organolépticas do óleo.
O principal ácido graxo encontrado no azeite de oliva é o ácido oleico, monoinsaturado, constituindo mais de 80% do total. Ele é responsável pela formação das lipoproteínas de alta densidade (HDL - high density lipoproteins), que transportam uma parte importante do colesterol dos vasos até o fígado, para ser eliminado. Além disso, há ácidos poli insaturados, como o linoleico - que pertence a série ômega-6 -, e o linoleico - pertencente à série omega-3 -, que possuem proporção entre 5% e 10%. Eles desempenham funções essenciais no corpo. O restante da composição dos azeites é de ácidos saturados.
Lembrando que, quanto maior o índice de insaturação, maior será a instabilidade do óleo, danificando-se com facilidade. Daí os outros óleos, extraídos de sementes, terem uma instabilidade muito maior, porque possuem altos índices de poli insaturados.

Qualidade do óleo de Oliva

Para se conhecer a qualidade de um azeite de oliva extra virgem em geral são aplicados alguns critérios, que se definem por parâmetros químicos.
O primeiro é seu grau de acidez, que não se refere ao sentido que a palavra ‘ácido’ possui normalmente. Em termos químicos, acidez se refere à proporção de ácidos graxos livres em relação ao ácido oleico presente no azeite, sendo esta expressa em graus (não podendo ser superior a 2% no óleo destinado ao consumo humano). Esta proporção de ácidos livres diante do ácido oleico é a consequência do mal estado dos frutos, mal tratamento ou ainda da má conservação, não tendo absolutamente nada a ver com seu sabor. O azeite extra virgem, por exemplo, deve ter, no máximo, 0,8% de acidez livre em relação ao total de ácido oleico segundo as normas internacionais. E, por poder apresentar variação dentro deste limite, isso também não significa que um azeite com 0,1% será melhor do que um com 0,8%.
O segundo parâmetro qualitativo nos óleos de oliva é o índice de peróxidos, que determinam a oxidação inicial do azeite e a deterioração que podem ter sofrido os antioxidantes, os polifenóis, por exemplo. Já o terceiro, trata-se da absorção de ultravioleta, que deve ser inferior a 0,25%, e é utilizado para detectar os componentes anormais do azeite. Esses três parâmetros não possuem relação direta com a intensidade de sabor, e um azeite de oliva extra virgem de baixa acidez não é um azeite de pouco sabor.
Além disso, vale lembrar que a cor do óleo não serve de referência para a sua qualidade. Ser mais amarelo, ou mais esverdeado, ou mais brilhante, não significa que há problemas, mas que talvez as azeitonas colhidas estejam mais verdes ou mais maduras. Esse fator é tão irrelevante que, nas degustações à cegas, os copos são opacos, para que o avaliador não se deixe levar por este aspecto "estético".
E é por isso que, além das análises químicas, também é realizada a análise sensorial, a qual já estamos ficando mais familiarizados, pois é a parte que mais gostamos, a degustação. Esta nos permite identificar, a partir de nossos sentidos, as características organolépticas do óleo, que nascem com ele no campo.

=== O azeite é uma arma poderosa contra doenças e o envelhecimento ===

Controlar o peso
Paradoxalmente, o azeite pode contribuir para combater a flacidez. Contém ácidos gordos que permitem ao organismo a eliminação das indesejáveis gorduras acumuladas. Mesmo assim, deve ser usado com moderação caso se pretenda perder peso, já que um consumo excessivo terá o efeito contrário.
Uma vida mais longa
O consumo de azeite parece estar cada vez mais associado a uma vida mais longa e saudável, pois os países que o usam na alimentação têm um melhor historial no campo da saúde do que aqueles que usam as gorduras animais na culinária. O teor elevado relativamente estável de vitamina E reduz a incidência de diversas doenças fatais comuns no Ocidente, bem como os respectivos fatores de risco - enfarte, ataque cardíaco, colesterol elevado e doença coronária -, para além de inibir a formação de coágulos e a hipertensão arterial.   
A vitamina E, presente em grande quantidade no azeite, é um antioxidante potente que combate o fator que mais contribui para o desenvolvimento de muitas doenças, incluindo o cancer - os radicais livres. Reforça também o sistema imunitário em geral, aumentando de forma notável a sua capacidade de nos proteger das doenças e das infecções. Consumir vitamina E através do azeite é a forma mais fácil que o corpo tem de a absorver sem desperdiçar nenhum dos seus benefícios.       
Esta vitamina tem uma série de outros efeitos benéficos no campo da saúde. Favorece a oxigenação das células, reduz os sintomas desagradáveis da menopausa e previne o envelhecimento precoce, aumentando a resistência e a força física e ajudando a evitar doenças degenerativas como a artrite.
Calmante
O azeite pode aliviar e acalmar estados inflamatórios. De digestão fácil, favorece os movimentos peristálticos (contrações do intestino), sendo por isso benéfico a uma série de problemas digestivos. Flatulência, indigestão, azia e prisão de ventre podem ser aliviadas pelo azeite, que pode mesmo ajudar a sarar úlceras. Pode ainda aliviar em caso de laringite ou tosse.
Fortificante
A vitamina E presente no azeite torna-o um fortificante de alguns pontos-chave do corpo, nomeadamente os músculos. A carência desta vitamina essencial pode conduzir ao desgaste muscular. É também importante para a produção de glóbulos vermelhos, função hormonal e fertilidade e fortalece as fibras de colágeno da pele.
Escolher, guardar e usar
Compre sempre azeite puro, de extração a baixa temperatura, para que a vitamina E não se perca com o aquecimento. Prefira azeite em garrafas de vidro escuro para evitar a oxidação. Como o azeite não se altera com temperaturas elevadas, é ideal para cozinhar. Para a mesa e para molhos, prefira o azeite virgem extra.
Benefícios
. Reforça o sistema imunitário     
. Combate os radicais livres 
 
. Protege contra doenças cardíacas      

. Combate o colesterol e a hipertensão arterial      

. É bom para a fertilidade   

. Mantém a pele com as
pecto jovem     


CLASSIFICAÇÃO DOS AZEITES
- São considerados azeites extra virgens aqueles cuja acidez é menor do que 0,8% e que apresentaram atributos positivos suficientes em testes sensoriais. São produtos de alta qualidade gastronômica e no dia-a-dia são utilizados para finalização de pratos ou saladas. Industrialmente podem ser misturados com outros tipos de azeite. 
- Os azeites de oliva com acidez entre 0,8% e 2% são conhecidos como azeite de oliva virgem. Na sua comercialização podem receber o epíteto fino. Seu principal uso é o culinário e, quando usados industrialmente, são mesclados com outros tipos de azeite. 
- Os azeites com acidez maior do que 2% denominam-se azeite de oliva virgem lampante. Destinam exclusivamente para uso industrial na mistura com outros azeites de oliva.