Páginas

sábado, 23 de março de 2013

TULIPAS símbolos da Holanda - Keukenhof, Jardim do mundo!

É o começo da primavera no hemisfério norte do planeta. Os países europeus com clima bastante frio nos meses de outono e inverno têm nesta estação uma espécie de explosão da natureza. Escolhemos a "tulipa" para representar este período pela beleza de seu 'design' natural e a importância econômica que ela tem em especial para a Holanda, que exporta para quase todo o mundo.
A tulipa tem cerca de cem espécies. Do centro da folhagem surge uma haste ereta, com flor solitária formada por seis pétalas. Cores e formas são bem variadas. Existem muitas variedades cultivadas e milhares de híbridos em diversas cores, tons matizados, pontas picotadas. 
O bolbo contém alcalóides termoestáveis e cristais de oxalato de cálcio. Manipulados libertam um pó que pode provocar conjuntivites, rinites e até crises de asma.
As tulipas são originárias da Turquia e não dos Países Baixos, como o senso comum leva a imaginar. Foram levadas para os Países Baixos em 1560 pelo botânico Conrad Von Gesner
O nome da flor deriva de uma palavra turco otomana ‘tülbend’ - que significa ‘turbante’- posteriormente afrancesada para ‘tulipe’. Algumas referências defendem que as tulipas seriam originárias da China, de onde teriam sido levadas para as montanhas do Cáucaso e param a PérsiaChinesas ou turcas, o facto é que elas se transformaram numa paixão para os Holandeses e essa paixão foi tanta que gerou até uma especulação financeira envolvendo os bolbos desta planta, chegando a ser a quarta maior fonte de renda do país, na que ficou conhecido como ‘mania das tulipas’ -a primeira bolha especulativa de que se tem notícia- leia mais sobre o episódio em: Mania das Tulipas
A área mais antiga de cultivo de tulipas nesse país é a que circunda a cidade de Lisse. Hoje é a flor nacional da Turquia (é nativa lá) e do Irã.
Embora as tulipas não se adaptem bem ao clima brasileiro, é possível induzir a planta a dar, pelo menos, mais uma floração, simulando as condições climáticas do seu habitat natural para estimular os bolbos a rebrotarem.   


Keukenhof  (em português: "Jardim da Cozinha"), também conhecida como o Jardim da Europa, situada perto de Lisse, Holanda, é o maior jardim de flores do mundo. De acordo com a página oficial do Parque Keukenhof (clicar para abrir o site, vale a pena e está em português) sete milhões de bolbo de flores são plantados anualmente no parque que esta situado entre as cidades de Hillegom e Lisse ao sudoeste de Amsterdã. É acessível por ônibus das estações de Haarlem ou Leiden. Está aberto anualmente apenas por três meses, desde a última semana de março até meados de maio. O melhor período para ver as tulipas é em meados de abril, dependendo do tempo/clima durante a floração. Que seja bem vinda a primavera, melhor época para passear pela Europa! 
Abraço, Flávio A. Portalet Jr.   - Melhor visto no Chrome -

terça-feira, 19 de março de 2013

19 de Março - Dia do Pai em Portugal - Father's Day

Poema escrito pelo meu filho em 2008.
As datas comemorativas de nosso calendário que se repetem deixam pouca margem para contarmos histórias, mesmo que tenhamos muitas. Este dia é o "Dia do Pai" aqui em Portugal. É também dia de São José, patrono da igreja católica.
Como no ano passado, faço um breve resumo das prováveis origens da data (no Brasil, por exemplo, celebra-se no 2º domingo de agosto. Nos Estados Unidos da América e em diversos países, a data é comemorada no 3º domingo de junho).

Evoca-se como origem dessa data a Babilônia, onde, há mais de 4 mil anos, um jovem chamado Elmesu teria moldado em argila o primeiro cartão. Desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai.

Meu pai já não está aqui e mesmo não tendo sido presente como gostaria soube transmitir-me ensinamentos o quanto baste. É possível que eu tenha aprendido mais com seus erros do que com os acertos até mesmo porque ele fazia questão de deixar isto claro. Esteja em que plano estiver, obrigado meu pai!
Tenho um filho do qual muito me orgulho e que muitas alegrias me proporciona. Companheiro de conversas, jogos, shows, viagens, basta olhar para ele para compreender o verdadeiro significado e profundidade da palavra "amor". Meu filho Rodrigo faz com todos os dias sejam para mim "Dia do Pai" em Portugal ou "Dia dos Pais" no Brasil. 

"Honrar o pai e a mãe não é somente respeitá-los, mas também assisti-los nas suas necessidades; proporcionar-lhes o repouso na velhice; cercá-los de solicitude, como eles fizeram por nós na infância."    Allan Kardec

Que Deus te abençoe meu filho pois o 'Dia do Pai' existe para mim porque tu chegastes em minha vida trazendo-o contigo. Para mim, todos os dias a teu lado são 'Dia do Pai'. Felicidades a todos os pais de qualquer país do mundo! Flávio A. Portalet Jr.

sexta-feira, 8 de março de 2013

Dia Internacional da Mulher - O mundo só existe devido a vocês, parabéns!

                                                                                                      
Não sou de 'repetir post' mesmo que a data seja comemorada todos os anos. Uma parte deste, entretanto, é necessariamente igual a do ano passado. Mudei a foto e o vídeo mas minha homenagem é a mesma. Vocês nos ensinam a amar, a respeitar, a sermos o melhor que podemos ser. Como mães, como irmãs, como namoradas, amigas, esposas, são o cerne de nossa sociedade. Infelizmente ainda hoje há milhões de mulheres que não tem seus direitos respeitados, sua liberdade garantida - seja física, intelectual ou  de expressão -. Ainda há muito por fazer mas é evidente que a situação melhorou muito desde a institucionalização (pela ONU), desta data. Ainda bem que hoje em dia as mulheres tem o controle de uma diversidade enorme de instituições em todo espectro de nossas vidas. O mundo não existiria como é sem vocês. Está muito melhor depois que começaram a tomar conta dele. Obrigado e um beijo especial a todas!  Flávio A. Portalet Jr.

Resumo do post (2012):
No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens(as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somenteno ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU  (Organização das Nações Unidas).  

Post completo de 2012, clicar: DIA Internacional da mulher 2012

terça-feira, 5 de março de 2013

Jimmy Cliff - Jamaicano, acusado de se afastar das origens rastas...


                   

Jimmy Cliff, nome artístico de James Chambers, (Portmore, Jamaica, 01/04/1948), é um músico jamaicano de reggae. É o menos compreendido de todos os grandes mestres do reggae, tendo sido acusado de abandonar as origens rastas, porém é respeitado por ter sido o primeiro a abrir as portas do sucesso ao reggae na Europa e no resto do mundo.
Sua religião lhe causou muitos problemas na Jamaica com os rastas. Num incidente estranho, em um grande show com os Wailers em Kingston nos finais de 1975, rastas radicais, indignados com sua dedicação ao islamismo, chegaram a cuspir em sua cara. Este foi um dos motivos que o fez mudar-se para a Inglaterra.
Seu ingresso no mundo da música revela um dado curioso: Leslie Kong, proprietário de uma loja de discos, fez sucesso como produtor investindo exatamente no garoto Jimmy. Mais tarde, o mesmo Kong teria o privilégio de encaminhar Bob Marley para a sua primeira gravação.
Escolhi uma de suas músicas mais 'intemporais', "I Can See Clearly Now" que certamente atravessou muitas gerações e pelos vistos, continuará a fazê-lo. Grande abraço, Flávio A. Portalet Jr.
====> Clicar no "nome da música" para abrir uma nova janela com todas as funcionalidades do You Tube
====> Versão com a letra, clicar: I Can See Clearly Now, with lyrics