Páginas

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Ucrânia, o que está por trás da iminente guerra civil? Україна безкоштовно!

Oligarcas tiraram o tapete a Ianukovich com receio de sanções da UE

Os homens mais ricos da Ucrânia, nos últimos dois dias,  abandonaram o Presidente.
Enquanto os ministros da União Europeia chegavam à capital ucraniana para negociar um acordo para por fim à violência (????), 20 jatos privados levantaram voo do aeroporto de Zhuliani, em Kiev. Os milionários, que são o verdadeiro poder por trás do trono, enviaram as famílias para lugares seguros, quando Viktor Ianukovich parecia prestes a perder o braço-de-ferro com a oposição.
Apesar dos apelos para que fossem estes milionários o alvo das sanções da União Europeia para que algo mudasse de verdade na Ucrânia (???? na retórica, evidentemente ????), a UE apenas anunciou que impunha sanções contra os políticos ucranianos que tivessem “as mãos manchadas de sangue”. Os velhos hipócritas, ordinários e mentirosos da UE, como sempre, dando uma de moralistas mas fazendo acordo com o diabo! 


A União Europeia não avançou os nomes de quem poderia ser alvo de sanções. Mas estes milionários que têm controlado a economia e a polícia ucranianas nestas duas décadas de independência tremeram pois enriqueceram com as privatizações das empresas do Estado, tal como aconteceu na Rússia, teriam muito a perder, se fossem alvo de sanções econômicas, ou proibidos de entrar nos países da União Europeia.

Rinat Akhmetov, por exemplo, é o homem mais rico da Ucrânia – se os dez maiores oligarcas valem 33 bilhões de dólares, ele sozinho vale 15,3 bilhões. Extração de carvão, geração de eletricidade, minas de ferro e siderurgias são as suas áreas de interesse, bem como a mídia – um interesse comum aos oligarcas. Mas é também proprietário do apartamento mais caro de Londres: em 2011, pagou 136,4 milhões de libras (165 milhões de euros) por uma penthouse. Também proprietário do clube de futebol Shakhtar Donetsk é da região de Donetsk, tal como Ianukovich, e tem sido o seu maior suporte financeiro. Também era membro do Parlamento, até há pouco tempo e continua a influenciar cerca de 50 deputados, diz a BBC.


Na Rússia, Vladimir Putin estabeleceu uma linha vermelha clara para os oligarcas – podem continuar com as suas fortunas, desde que não se metam na política. Mikhail Khodorkovski não cumpriu a regra e pagou a ousadia com dez anos na prisão. Mas na Ucrânia nunca houve uma tal separação.



Curiosamente – ou talvez não – a edição ucraniana da revista Forbes diz que o grupo de Akhmetov ficou com 31% de todos os concursos públicos estatais só em Janeiro de 2014. O seu filho tem resultados ainda melhores, diz a BBC: no mesmo período, obteve 50% dos contratos com o Estado. Qualquer ‘semelhança com empresas de políticos brasileiros é mera coincidência’...
Akhmetov fez várias declarações criticando a dureza da repressão aos manifestantes e apelando ao diálogo. Outros oligarcas que fazem parte do Parlamento, ou são conselheiros presidenciais, têm criticado o Presidente, afastando-se dele. (claro, os RATOS são os primeiros a abandonar o navio). “Os grandes clãs empresariais são o calcanhar de Aquiles do regime. Os grandes negócios precisam de ter acesso aos mercados europeus. O aumento da instabilidade só fará desvalorizar o seu património”, escreveu Orisia Lutsevich em artigo publicado no site da BBC.
Absurdo do dia 
O governo interino da Ucrânia anunciou que necessita de ajuda financeira urgente de 25 bilhões de euros, enquanto a Rússia mostra "sérias reservas" sobre a legitimidade das novas autoridades. "A tarefa do novo governo é de travar a queda do país, estabilizar o câmbio da moeda nacional, garantir o pagamento a tempo dos salários e pensões, de modo a recuperar a confiança dos investidores e criar novos postos de trabalho", afirmou o presidente interino Oleksandr Turchynov, que calculou em 25,5 mil milhões de euros a ajuda financeira de que o seu país necessita de modo imediato, indo depois "ter como prioridade regressar ao caminho da integração europeia".
Poxa, se tudo já foi dito a respeito dos oligarcas bilionários que controlam tudo com suas fortunas incalculáveis, em um país onde a população quase morre por não ter o mínimo (já vi isto em algum lugar...) como é que no dia seguinte a assumir, já estão pedindo 26 bilhões de Euros para "recompor o país"? É muita cara dura e um novo canal para escoar milhões e milhões em ajudas que nunca chegarão ao seu destino. Filme velho travestido de novo cenário, agora na Europa Oriental. 

Eu não vou escrever mais nada, já fico irritado com esta sacanagem toda! E os ucranianos, até que os burocratas "dividam o bolo entre eles", continuarão morrendo de frio, fome e em uma diáspora pelo mundo afora, atrás de condições dignas de vida. Gente ordinária esta ... oligarcas ucranianos, Putin, representantes europeus dentre os quais saliento a chanceler alemã Angela Merkel, que continua fazendo propostas indecentes aos líderes (??) da Ucrânia. Que nojo desta gente toda! Flávio A. Portalet Jr.

MIL VIVAS ao POVO ucraniano! свободу України!